História da Paróquia
História da Paróquia

No mês de novembro do ano de 1963, os moradores do bairro Jardim Novo Mundo conseguiram a licença para que a celebração das missas dominicais fosse realizada nas residências. Após 1964, a Prefeitura Municipal autorizou a celebração das missas no barracão do Grupo Escolar Napoleão de Carvalho Freire.


Em 1965, os padres Salvatorianos assumiram com a comunidade o compromisso de colaborar para que o templo ficasse pronto rapidamente, tarefa que contou com o padre Marcelino Aldo Zanella, adquirindo o terreno para a construção da Igreja e, em 1966, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade e das obras.


Um barracão construído utilizando troncos de eucaliptos foi a primeira igreja do bairro, na confluência da Avenida dos Eucaliptos com a Alameda Jauaperi. A partir de 1967, as missas passaram a ser celebradas neste local. Nesse mesmo terreno, no dia 09 março de 1968, o Cardeal Dom Agnelo Rossi, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, lançou a pedra fundamental da futura Igreja. A igreja de troncos de eucaliptos deu lugar à construção da nova, iniciada em janeiro de 1969.


A paróquia foi projetada por Anca & Cláudio Di Segni e sua estrutura levou dois anos para ser construída. Ainda durante a construção, em 29 de junho de 1960, o Cardeal Dom Agnelo Rossi, através de um Decreto, criou a Paróquia Nossa Senhora da Esperança do Jardim Novo Mundo. Com as obras ainda inacabadas, em 02 de agosto de 1970, foi celebrada a primeira missa na nova Igreja. Porém, a instalação da Paróquia só ocorreu oficialmente no dia 25 de Abril de 1971. A celebração foi presidida pelo Monsenhor Ângelo Gianola, vigário episcopal da Região Sul, que deu posse ao padre Zanella como o primeiro pároco. A nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema.


No ano de 1991, a Paróquia passou das mãos dos padres Salvatorianos para o clero secular, pertencente à Arquidiocese de São Paulo, tendo como padres José Luiz Cassimiro e Fernando Gouveia. A partir de fevereiro de 1996, a Paróquia passou aos cuidados pastorais do Cônego Dagoberto Boim, que é o pároco até o presente momento.



 
 
 
Paróquia em Imagens
  • A Igreja em tempos de pandemia no mês de outubro de 2021.
  • A Igreja vista a partir da Avenida dos Eucaliptos em outubro de 1977.
  • A Igreja vista a partir de um prédio situado à Avenida Cotovia em outubro de 1977.
  • Vista aérea da Igreja ainda em obras no ano de 1973.
  • A Igreja ainda em obras entre 1972 e 1973.
  • Estrutura da Igreja pronta no início de 1970.
  • Colunas e laje em concreto maciço no ano de 1969.
  • Obras da atual Igreja em 1969.
  • Missa presidida pelo Padre Zanella no atual terreno da Igreja no ano de 1968.
  • Igreja Provisória à Avenida dos Eucaliptos, 700, no ano de 1969.
  • Período em que as Missas foram celebradas na EE Professor Napoleão de Carvalho Freire, entre junho de 1964 até março de 1967.
  • Primeiras Missas na residência de Roberto e Helena no ano de 1964.
 
 
 
Título do Formulário
 
Nome*
E-mail*
Telefone*
Cidade
 
Mensagem
 
 
 
 

Notice: Undefined index: aceite in /home/esperanca/public_html/pg/ajax/utilitarios.php on line 75
 

Copyright © Paróquia Nossa Senhora da Esperança de Moema. Todos os direitos reservados